Ensinar ao aluno(a) o que um profissional de Compras precisa saber para conduzir a transição e implementar todas as atividades estratégicas, tanto para a gestão, quanto para as negociações. Capacitar o profissional para que ele entenda o que é tático e o que é estratégico, de forma a organizar, planejar e executar suas atividades focado no máximo retorno para o negócio.
Público alvo - o conteúdo do curso atende às demandas dos profissionais de Compras de todos os níveis e de todos os segmentos de mercado.
Carga horária: 16h
Introdução ao curso
- Orientações sobre o processo de construção da transição do departamento para o estratégico;
- As responsabilidades dos gestores e profissionais de Compras;
- Como definir os responsáveis;
- O papel de cada profissional de acordo com a estrutura do Departamento de Compras.
Aula 1 - A evolução do profissional de Compras dentro de um departamento em transformação
- Os objetivos do Departamento, os estágios estratégicos de evolução do Departamento e qual sua importância para os profissionais da área;
- A estrutura organizacional de acordo com o porte da empresa e a distribuição de atividades de acordo com a estrutura/cargo e o nível de maturidade;
- As atividades desempenhadas pelos profissionais de Compras, por que conhecê-las em detalhes e o retorno financeiro para empresa – entenda quais são eles;
- Os perfis tático e estratégico dos profissionais, os estágios de desenvolvimento e a importância de conhecer e entender a evolução das competências que ocorre lado a lado com a evolução do Departamento;
- Tecnologia da informação (TI) aplicada a Compras – conteúdo baseado em pesquisa realizada em 2023, documentada e registrada;
- Quais os sistemas de TI mais utilizados pelas empresas brasileiras, quais são aplicados a Compras e as ferramentas de inteligência artificial atuais e o estágio de utilização de ferramentas de inteligência analítica em Compras;
- O momento certo de investir em estratégia no Departamento de Compras.
Aula 2 - A gestão estratégica em Compras - início
- Definição de visão estratégica e visão sistêmica – elas se complementam;
- Os 11 objetivos da gestão estratégica em Compras;
- Gerenciando a cadeia de valor;
- Gestão por categorias – o que é e os 6 motivos para investir neste modelo de gestão.
Aula 3 – A gestão estratégica em Compras – as categorias e a construção da base de informações estratégicas
- Demonstrando e explicando as 5 categorias em Compras;
- Gestão dos gastos e savings em Compras – as 10 etapas de construção da estratégia, do banco de dados e das análises das informações;
- O SLA analisado - com vídeo de um modelo de contrato de fiscalização de serviços;
- Spend analysis (com vídeo demonstrando a construção da planilha em Excel e que pode ser baixada) e matriz Kraljic.
Aula 4 – A gestão estratégica em Compras – conclusão da base estratégica de informações e os principais relatórios
- Gestão dos gastos e savings em Compras – as 10 etapas de construção da estratégia, do banco de dados e das análises das informações – continuação;
- Vídeo ensinando como construir o cartão de pontuação do fornecedor (SSC) com planilha Excel para baixar;
- Gestão Operacional - implantando a estratégia em 4 etapas.
Aula 5 – A gestão estratégica em Compras – conclusão dos relatórios, Capex e Opex
- Os 6 relatórios de desempenho mais importantes em Compras;
- Como construir e utilizar a planilha de monitoramento mensal de savings nas negociações (vídeo demonstrando a construção da planilha em Excel que pode ser baixada);
- O relatório de savings YOY (year over year) explicado;
- Capex e Opex em resumo.
Aula 6 – A gestão estratégica de Compras – os KPIs
- A importância de medir os KPIs em Compras;
- O que a empresa/departamento busca controlar quando implementa KPIs;
- Todos os principais KPIs de Compras explicados e organizados em seus grupos: produtos, serviços, fornecedores e organizacionais;
- Monitorar e agir – ações a partir dos resultados dos KPIs;
- ROI em Compras em detalhes e com planilha para baixar;
- Check list completo para implantar a estratégia no seu Departamento de Compras.
Aula 7 – Negociação em Compras - início
- Os perfis comportamentais e sua relação com o perfil ideal do(a) profissional negociador(a) em Compras;
- Fatores que demandam negociações;
- A escolha do modelo de negociação;
- Compras transacionais e compras estratégicas;
- RFI, RFQ, RFP.
Aula 8 – Negociação em Compras – as forças de mercado e o posicionamento na negociação
- A organização do mercado e as forças que impactam a negociação em Compras;
- O posicionamento da empresa na mesa de negociação e sua influência no resultado final;
- Negociação integrativa e distributiva;
- Fatores que impactam a posição na mesa de negociações;
- Análise SWOT aplicada às negociações.
Aula 9 – Negociação em Compras – as etapas da negociação e o tripé técnica, tática e estilo
- As etapas de uma negociação bem sucedida - preparando a negociação vencedora;
- O fluxo racional das etapas de uma negociação;
- Todas as técnicas e táticas de negociação.
Aula 10 – Negociação em Compras – o tripé das negociações e a metodologia do cost breakdown
- Táticas de negociação (continuação);
- Os estilos de negociação e como se comportar na mesa de negociações
- Os argumentos que irão direcionar sua negociação para os seus objetivos;
- Negociando savings e cost avoidance com a metodologia cost breakdown.
Aula 11 – Negociação em Compras – o cost breakdown em detalhes
- A cadeia produtiva e os grupos produtores de matérias-primas para entender os cost drivers e montar o cost breakdown;
- Exercício de negociação utilizando a metodologia;
- Cost avoidance x Cost reduction/savings.
Aula 12 – Negociação em Compras – negociando encargos financeiros como estratégia de redução de custos
- Negociação de encargos financeiros com os fornecedores – o que é e como avaliar o melhor encargo de mercado no momento da negociação;
- Onde buscar referências dos melhores encargos financeiros;
- O que é o CET e qual sua importância na negociação;
- Demonstração em vídeo, com planilha Excel disponível para baixar, de como calcular o melhor encargo financeiro em detalhes;
- Desenvolvendo e aprovando os melhores fornecedores.
Apostila
completa do curso, que você poderá baixar junto com todas as
6 planilhas em Excel, conforme apresentadas em vídeos durante as aulas.