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Curso Formação Profissional em Compras - com planilhas para baixar

Ensinar ao aluno(a) o que um profissional de Compras precisa saber para conduzir a transição e implementar todas as atividades estratégicas, tanto para a gestão, quanto para as negociações. Capacitar o profissional para que ele entenda o que é tático e o que é estratégico, de forma a organizar, planejar e executar suas atividades focado no máximo retorno para o negócio.


Público alvo - o conteúdo do curso atende às demandas dos profissionais de Compras de todos os níveis e de todos os segmentos de mercado.


Carga horária: 16h


Introdução ao curso

  • Orientações sobre o processo de construção da transição do departamento para o estratégico;
  • As responsabilidades dos gestores e profissionais de Compras;
  • Como definir os responsáveis;
  • O papel de cada profissional de acordo com a estrutura do Departamento de Compras.

Aula 1 - A evolução do profissional de Compras dentro de um departamento em transformação

  • Os objetivos do Departamento, os estágios estratégicos de evolução do Departamento e qual sua importância para os profissionais da área;
  • A estrutura organizacional de acordo com o porte da empresa e a distribuição de atividades de acordo com a estrutura/cargo e o nível de maturidade;
  • As atividades desempenhadas pelos profissionais de Compras, por que conhecê-las em detalhes e o retorno financeiro para empresa – entenda quais são eles;
  • Os perfis tático e estratégico dos profissionais, os estágios de desenvolvimento e a importância de conhecer e entender a evolução das competências que ocorre lado a lado com a evolução do Departamento;
  • Tecnologia da informação (TI) aplicada a Compras – conteúdo baseado em pesquisa realizada em 2023, documentada e registrada;
  • Quais os sistemas de TI mais utilizados pelas empresas brasileiras, quais são aplicados a Compras e as ferramentas de inteligência artificial atuais e o estágio de utilização de ferramentas de inteligência analítica em Compras;
  • O momento certo de investir em estratégia no Departamento de Compras.

Aula 2 - A gestão estratégica em Compras - início

  • Definição de visão estratégica e visão sistêmica – elas se complementam;
  • Os 11 objetivos da gestão estratégica em Compras;
  • Gerenciando a cadeia de valor;
  • Gestão por categorias – o que é e os 6 motivos para investir neste modelo de gestão.

Aula 3 – A gestão estratégica em Compras – as categorias e a construção da base de informações estratégicas

  • Demonstrando e explicando as 5 categorias em Compras;
  • Gestão dos gastos e savings em Compras – as 10 etapas de construção da estratégia, do banco de dados e das análises das informações;
  • O SLA analisado - com vídeo de um modelo de contrato de fiscalização de serviços;
  • Spend analysis (com vídeo demonstrando a construção da planilha em Excel e que pode ser baixada) e matriz Kraljic.

Aula 4 – A gestão estratégica em Compras – conclusão da base estratégica de informações e os principais relatórios

  • Gestão dos gastos e savings em Compras – as 10 etapas de construção da estratégia, do banco de dados e das análises das informações – continuação;
  • Vídeo ensinando como construir o cartão de pontuação do fornecedor (SSC) com planilha Excel para baixar;
  • Gestão Operacional - implantando a estratégia em 4 etapas.

Aula 5 – A gestão estratégica em Compras – conclusão dos relatórios, Capex e Opex

  • Os 6 relatórios de desempenho mais importantes em Compras;
  • Como construir e utilizar a planilha de monitoramento mensal de savings nas negociações (vídeo demonstrando a construção da planilha em Excel que pode ser baixada);
  • O relatório de savings YOY (year over year) explicado;
  • Capex e Opex em resumo.

Aula 6 – A gestão estratégica de Compras – os KPIs

  • A importância de medir os KPIs em Compras;
  • O que a empresa/departamento busca controlar quando implementa KPIs;
  • Todos os principais KPIs de Compras explicados e organizados em seus grupos: produtos, serviços, fornecedores e organizacionais;
  • Monitorar e agir – ações a partir dos resultados dos KPIs;
  • ROI em Compras em detalhes e com planilha para baixar;
  • Check list completo para implantar a estratégia no seu Departamento de Compras.

Aula 7 – Negociação em Compras - início

  • Os perfis comportamentais e sua relação com o perfil ideal do(a) profissional negociador(a) em Compras;
  • Fatores que demandam negociações;
  • A escolha do modelo de negociação;
  • Compras transacionais e compras estratégicas;
  • RFI, RFQ, RFP.

Aula 8 – Negociação em Compras – as forças de mercado e o posicionamento na negociação

  • A organização do mercado e as forças que impactam a negociação em Compras;
  • O posicionamento da empresa na mesa de negociação e sua influência no resultado final;
  • Negociação integrativa e distributiva;
  • Fatores que impactam a posição na mesa de negociações;
  • Análise SWOT aplicada às negociações.

Aula 9 – Negociação em Compras – as etapas da negociação e o tripé técnica, tática e estilo

  • As etapas de uma negociação bem sucedida - preparando a negociação vencedora;
  • O fluxo racional das etapas de uma negociação;
  • Todas as técnicas e táticas de negociação.

Aula 10 – Negociação em Compras – o tripé das negociações e a metodologia do cost breakdown

  • Táticas de negociação (continuação);
  • Os estilos de negociação e como se comportar na mesa de negociações
  • Os argumentos que irão direcionar sua negociação para os seus objetivos;
  • Negociando savings e cost avoidance com a metodologia cost breakdown.

Aula 11 – Negociação em Compras – o cost breakdown em detalhes

  • A cadeia produtiva e os grupos produtores de matérias-primas para entender os cost drivers e montar o cost breakdown;
  • Exercício de negociação utilizando a metodologia;
  • Cost avoidance x Cost reduction/savings.

Aula 12 – Negociação em Compras – negociando encargos financeiros como estratégia de redução de custos

  • Negociação de encargos financeiros com os fornecedores – o que é e como avaliar o melhor encargo de mercado no momento da negociação;
  • Onde buscar referências dos melhores encargos financeiros;
  • O que é o CET e qual sua importância na negociação;
  • Demonstração em vídeo, com planilha Excel disponível para baixar, de como calcular o melhor encargo financeiro em detalhes;
  • Desenvolvendo e aprovando os melhores fornecedores.


Apostila completa do curso, que você poderá baixar junto com todas as 6 planilhas em Excel, conforme apresentadas em vídeos durante as aulas.

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